Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Restaurantes disparam a venda de marmitex depois da alta do arroz: desafio é manter os preços

Highslide JS

Ainda assustada com o preço dos alimentos que compõem a cesta básica, caso do feijão, arroz e do óleo, a população paraminense tem usado da criatividade para manter a qualidade nutricional, sem inflacionar o orçamento. A disparada do arroz nas gôndolas dos supermercados esteve entre os principais assuntos da semana.

Em Pará de Minas, o pacote de 5 quilos está sendo vendido em torno de R$27,00. Já nos grandes centros, passou dos R$35,00. 
O salto foi sentido em todo o país, já que a oferta do produto não está conseguindo acompanhar a demanda interna e externa. Os supermercadistas estão trabalhando com margem mínima de lucro para não prejudicar os consumidores, pois esses alimentos são tradicionais e, para muitos, indispensáveis no prato.

Ainda assim, os valores estão elevados e acabam refletindo nos custos da alimentação. Para tentar driblar esse obstáculo, alguns consumidores apostam em alternativas de alimentos e até mesmo nas refeições fora de casa. 
Almoçar em restaurantes pode parecer sem sentido nesse momento, mas boas surpresas acontecem. Um exemplo está na Churrascaria Nogueira, na avenida Presidente Vargas. 

O proprietário Luiz Carlos dos Reis percebeu um crescimento no movimento nesses últimos dias e isso aconteceu exatamente pela disparada dos preços dos alimentos:

Apesar do bom momento de vendas, Luiz Carlos lamenta a disparada dos preços e já está preocupado porque não sabe até quando vai conseguir segurar os preços na churrascaria:

A mesma realidade é vivida por Maria Salete, proprietária do Restaurante Vovó Salete. Ela também não reajustou os valores do marmitex, mas não descarta essa possibilidade diante do aumento do preço do arroz, feijão e de outros ingredientes tradicionais da nossa culinária.

A boa notícia é a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que o preço do arroz deve cair em médio prazo por causa da busca do produto importado. Segundo anunciado pelo Governo Federal, a Câmara de Comércio Exterior zerou a alíquota de importação de uma cota de 400 mil toneladas de arroz até o fim do ano. 
A decisão pode contribuir para a provável perda de sustentação dos preços. A pergunta que fica é: quando essa estabilidade chegará, de fato, ao consumidor? 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis