A primeira etapa da campanha Maio Amarelo em Pará de Minas está terminando nesta sexta-feira. Equipes do Departamento de Trânsito e Transportes e da Guarda Civil Municipal estarão na avenida Ovídio de Abreu realizando uma blitz educativa junto aos motoristas e pedestres.
E ninguém precisa se assustar porque, segundo Leandro Moura, coordenador do departamento, apesar do nome blitz, a ação não tem o intuito de multar os condutores. O objetivo principal é conversar e mostrar a importância da prevenção.
As blitz educativas foram realizadas nesta semana em quatro pontos: rua Nova Serrana, avenidas Presidente Vargas e Santos Dumont e também na rua Delfim Moreira. Conforme o Jornal da Manhã divulgou, dias atrás, a campanha Maio Amarelo foi dividida em três momentos: blitz educativas, palestras em escolas e palestras nas empresas.
As reflexões levadas à população têm a finalidade de conscientizar sobre a prevenção aos acidentes de trânsito, uma vez que a maioria dos acidentes é provocada por falha humana, ou seja, ocorrências que poderiam ter sido evitadas.
Nas ruas, os motoristas estão aprovando a iniciativa de reforçar as informações sobre atitudes preventivas. Os condutores ouvidos por nossa reportagem são unânimes em dizer que tem muito desrespeito no trânsito de Pará de Minas.
Para a próxima semana, o Departamento de Trânsito e Transportes promoverá palestras nas escolas públicas, numa tentativa de orientar nossos futuros motoristas. E na última semana de maio, a ação será realizada em empresas, mantendo o foco nas atitudes preventivas no trânsito.