Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

A mesa do café mais vazia: até o pãozinho vai saindo de cena

Highslide JS

O cafezinho mineiro passou a ocupar mais espaço no orçamento do consumidor. Além do aumento do preço do leite, o pão francês também apresenta reajuste considerável.

Por ser mais barato que outros alimentos, como biscoitos e bolos, o popular “pão de sal” tomou proporções maiores que o imaginado e já representa 16% do salário se for consumido diariamente.

Sufocado pelo alto custo de vida o consumidor tem buscado alternativas para não deixar a mesa vazia. A pesquisa de preços se tornou essencial, mas não tem surtido o efeito necessário para as famílias de baixa renda.

E em muitas casas, com número cada vez mais crescente, a realidade tem sido a pior dos últimos anos como mostram Sílvia Gonçalves dos Santos e Maria Euzébio Gonçalves: 

Entre os fatores para o aumento do preço do pão francês, o principal é o encarecimento do trigo, matéria-prima fundamental para a sua produção. O valor do insumo subiu mais de 130% desde janeiro.

Segundo especialistas, os motivos para essa elevação significativa foram a pandemia de Covid-19, a inflação das commodities e a guerra entre Rússia e Ucrânia, tirando da mesa dois dos principais fornecedores desse mercado. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis