Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Estudantes de Pará de Minas brilham na redação do Enem: foco, persistência e muita garra para estar entre os melhores do Brasil

Highslide JS

O Jornal da Manhã apresenta agora uma reportagem especial com quatro candidatos de Pará de Minas que brilharam nas provas do Enem e, principalmente, na redação. O objetivo da reportagem é mostrar os caminhos que eles tiveram que percorrer para obter a pontuação tão expressiva, que pode assegurar uma vaga na universidade.

As histórias são diferentes, mas eles têm em comum a dedicação, a persistência, os treinos sucessivos e a convicção de que é preciso acreditar nos sonhos. A expectativa do JM é que os depoimentos sirvam de inspiração para todos aqueles que já começam a se preparar para o próximo Enem, em novembro deste ano.

Mas antes de apresentarmos os relatos, aqui vão informações importantes para que todos possam entender a grande conquista desses jovens. Não se trata de uma reportagem de ciências exatas, mas a partir de uma matemática bem simples é possível entender todo o processo. O Enem registrou em novembro do ano passado mais de dois milhões e setecentos mil candidatos em todo o país.

Desses, somente 60 conseguiram a nota máxima na redação, que é mil pontos. 
Outro dado importante – do total de candidatos, apenas mil conseguiram 980 pontos na redação e é aí que entram os estudantes de Pará de Minas. E se você não sabe, aqui está outro dado que valoriza ainda mais a conquista deles.

Segundo as regras do Enem, para um candidato conseguir 980 pontos é preciso que, pelo menos, um integrante da banca responsável pela correção tenha dado nota mil na redação dele. E agora vamos conhecer quem são os candidatos que colocaram Pará de Minas em posição de destaque no Enem. 

A primeira entrevista foi feita com Maria Eduarda Pinheiro do Valle, de 18 anos, moradora do bairro São Luiz. Sonhando com a carreira de médica ela se debruçou sobre os estudos durante vários meses. Duda esperava por um resultado nas provas, mas a emoção chegou mesmo com os 980 da redação:

O sonho do Mateus Amaral Silva, de 18 anos e morador do bairro São José, também passa pela medicina. Ele se preparou muito bem para as provas e não poupou esforços para aprimorar as redações: 

Também moradora do bairro São José, a Ana Júlia Medina Fonseca, de 18 anos, foi outra que se emocionou muito com o resultado. Ela admite que ficou nervosa durante as provas e até mesmo na hora de conferir o resultado. Mas quando viu a nota da redação, a futura farmacêutica não conteve a alegria:

Outra história bonita de muita persistência é a da Luana Cristina Silva, do bairro São Cristovão. Foi o seu segundo Enem e a futura médica precisou se dividir entre o trabalho e os estudos. Ela trabalha no caixa de um açougue no centro da cidade e contou com ajuda do patrão nesta caminhada. Quando confirmou os 980 foi aquela explosão de alegria:

O Jornal da Manhã já apurou, junto aos estabelecimentos de ensino de Pará de Minas, que existem mais candidatos que tiraram 980 na redação do Enem. 
Nós estamos contando com a ajuda das escolas para identificá-los e apresentá-los aqui em nosso noticiário, mas o processo está um pouco lento devido ao período de férias escolares.

Se você conhece alguém nesse time, entre em contato conosco. 
Apuramos ainda que dezenas de outros candidatos tiraram excelentes notas também... 960, 940, 920 e por aí afora. Certamente esta boa pontuação vai contribuir muito para aumentar a média geral de pontos, que pode garantir a tão sonhada vaga na universidade.

Fotos: Reprodução Arquivo Pessoal




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis