Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Preço da carne diminuiu um pouco, mas o consumo continua baixo

Highslide JS

Alimento quase que indispensável no prato de muitos brasileiros ao longo dos anos, a carne bovina já não aparece com frequência mais. Estimativa que acaba de ser divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica que o consumo dela deve cair, até dezembro, ao menor nível em 26 anos. 

Segundo a Conab, o consumo deve cair para 24,8 kg por pessoa, menor proporção da série histórica, iniciada em 1996. Fazendo uma rápida comparação ao período pré-pandemia, em 2019, a média de consumo anual por pessoa era de 30 kg.

O melhor ano da série história foi 2006, quando a proporção da carne bovina chegou a quase 43 kg por brasileiro. Os cálculos da Conab são feitos a partir dos números de produção nacional e importação, subtraindo o volume exportado. 

Para a entidade, entre os fatores que influenciam no resultado destaque para a crise causada pela pandemia de covid-19, com alta de preços e perda do poder de compra do consumidor.

Em Pará de Minas, a Plena Alimentos, que é um dos maiores frigoríficos do Brasil, confirmou a queda no consumo. Segundo o gerente da Casa de Carnes, Ricardo Lucas da Silva, as pessoas continuam levando, mas a quantidade é visivelmente menor.

O que tem ajudado os frigoríficos a driblar esse cenário é a variedade dos produtos comercializados. Ricardo Silva dá o exemplo do que ocorre na Plena. 

Com relação à produção de carne, a estimativa da Conab para a carne bovina é que 2022 vai fechar o ano com mais de 8 milhões de toneladas, o menor número em 20 anos. 
Já em relação aos suínos, é esperada a maior produção da série histórica, estimada em 4,84 milhões de toneladas, enquanto a de aves deve se manter próxima a 15 milhões de toneladas.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis