Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Boletim regional mostra resultados na prevenção da dengue em Pará de Minas

Highslide JS

Depois de enfrentar sérios problemas com o mosquito Aedes aegypti em anos anteriores, inclusive com epidemias de dengue em 2015 e 2019, Pará de Minas tem dado bom exemplo quanto à prevenção e combate ao vetor em 2022.

Na atualização do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade aparece com 65 casos prováveis de dengue – que abrangem os confirmados e suspeitos – e nenhuma morte. 

A título de comparação, no ano passado, na primeira atualização do boletim estadual de outubro, Pará de Minas aparecia com 149 notificações prováveis, ou seja, um número maior que o dobro do registro neste ano. Com relação a óbitos, o município também não havia contabilizado nenhum.

Na avaliação regional, Pará de Minas ocupa a quinta colocação no Centro-Oeste mineiro entre as cidades com os maiores indicadores. Nova Serrana aparece como líder do ramo, com 1.650 casos prováveis e uma morte confirmada. Em seguida vem Bom Despacho (382), Divinópolis (288) e Itaúna (74).

O chefe da Vigilância Ambiental, Adailton Moreira, avalia que os dados locais reforçam o comprometimento de boa parte da população com as ações preventivas e o trabalho dos agentes de endemias que continuam visitando as residências. 

Mas apesar do bom momento, Adailton chama atenção para um obstáculo ainda enfrentado pela equipe – são as pessoas que insistem em não receber os agentes.
O chefe da Vigilância Ambiental também faz outro pedido à população, especialmente quem tem animais domésticos e grandes reservatórios em casa.

Se você sabe de algum reservatório que tem potencial para acumular água parada, a orientação é denunciar à Vigilância em Saúde, através do 3231 7722. A denúncia pode ser anônima. 

Segundo Adailton, fiscais vão até o local denunciado e, caso constatem alguma irregularidade, o proprietário do imóvel será notificado. Se nenhuma ação de correção for realizada, a pessoa pode ser multada em mais de R$ 800,00.

Vale lembrar que as chuvas que caíram nas últimas semanas e o forte calor representam uma combinação propícia à proliferação do mosquito da dengue. Portanto, os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano.

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis