Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Anderson da Fonseca e Bruno Henrique foram ordenados Diáconos

Highslide JS

Toda vocação é um ato de amor que nasce na simplicidade de um desejo, de uma admiração ou de uma inquietação. Com o passar dos anos, ela é amadurecida, tornando-se uma oblação espiritual e existencial. O Ministério Diaconal, igualmente, é consequência de um caminho vocacional trilhado. Emerge da vontade livre, consciente e disponível do candidato que manifesta, publicamente, seu compromisso de servir e anunciar a Palavra de Deus.

Desde a Tradição Apostólica, o diácono é aquele que ajuda a comunidade a traduzir a liturgia celebrada para a vida cotidiana, ocupando-se, sobretudo, com a necessidade dos mais pobres. Seu ofício se fundamenta a partir do exercício da caridade, no qual ele se esforça para compreender a Palavra e a Liturgia a partir do ministério do serviço.

Existem dois tipos de diácono, o transitório e o permanente. O transitório é o homem que está em formação para o Ministério Sacerdotal. Geralmente, os diáconos transitórios ficam 1 ano nesta condição até ser ordenado presbítero. Já o diácono permanente, como o nome mesmo já diz, é o homem, já casado, que servirá a Igreja como Diácono.

A Ordenação Diaconal é um momento muito especial. No entanto, esse ministério celebrado e assumido não deve ser considerado um estado temporário para o acesso ao sacerdócio e sim um verdadeiro e permanente sacramento que perpetua a missão da Igreja. Nesse sentido, o diácono, inspirado pelo exemplo de Jesus, consagra toda sua vida para “lavar os pés” da comunidade e partilhar o pão da Palavra, que alimenta, traz vida e esperança.

A celebração é presidida pelo Bispo que acolhe a eleição dos candidatos. Os jovens eleitos são interrogados, manifestando sua livre decisão e abertura de coração para receber a Sagrada Ordem. Por conseguinte, simbolizando sua consagração total à Cristo, à Igreja e ao Evangelho, os ordenados prostram-se no chão enquanto toda a comunidade reza por eles, entoando a Ladainha de todos os santos.  Após esses ritos, chega-se ao momento mais importante da celebração.

O bispo, em nome da Igreja, impõe as mãos sobre os eleitos e reza a prece de ordenação, que confere a graça sacramental e o ministério diaconal. Já ordenados, os novos diáconos recebem as vestes litúrgicas e os Santos Evangelhos assumindo, mais uma vez, a missão de anunciar e testemunhar os ensinamentos de Jesus. Em seguida, eles são cumprimentados pelo bispo com um abraço de paz e acolhidos ao presbitério.

Na manhã deste 1º de outubro de 2022, dia que celebramos Santa Teresinha do Menino Jesus, aconteceu, na Catedral Diocesana, em Divinópolis, a ordenação diaconal dos Seminaristas Anderson da Fonseca e Bruno Henrique de Moura. A ordenação dos Diáconos Permanentes se deu pela imposição das de Dom José Carlos, Bispo da Diocese de Divinópolis.


A Catedral ficou lotada de padres, diáconos transitórios, seminaristas, familiares e amigos dos novos diáconos. Ao final da celebração, como de costume, os novos diáconos proferiram uma mensagem de gratidão a todos que os ajudaram nesta caminhada vocacional até aqui:


Texto e Fotos: Túlio Veloso/Diocese de Divinópolis




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis