Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Novo protocolo assegura prioridade de testes para alguns grupos de pessoas

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou o boletim do coronavírus em Pará de Minas. No prazo de 24 horas foram confirmados mais 89 casos. Outras 289 pessoas estão sendo monitoradas em casa. Oito pessoas estão internadas. Também foi atualizado o protocolo de atendimento aos pacientes que apresentam sintomas de covid-19.

O documento traz duas mudanças no fluxo de assistência, uma relacionada à testagem e a outra sobre a contraprova com o exame RT-PCR. 
As alterações foram feitas com embasamento das notas técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. 

Com relação ao teste rápido de antígeno, a normativa permite que a prefeitura implemente critérios de priorização em caso de baixa disponibilidade dos testes, para atendimento de todos os grupos recomendados. Na prática, caso a secretaria tenha dificuldades para manter o estoque desse exame de detecção, ela passa a ter um público-alvo que será priorizado no momento do atendimento na rede pública. 

A enfermeira Ana Clara Meytre esclarece que o novo protocolo prevê priorização para os pacientes sintomáticos que exigem hospitalização, assim como para os trabalhadores da saúde, educação e segurança pública, gestantes e puérperas. Também entram na lista, pessoas em condições clínicas de risco, grupo social de alta vulnerabilidade, os não vacinados ou com apenas uma dose. 

Apesar dessa mudança, Ana Clara garante que a Secretaria de Saúde tem estoque suficiente para continuar atendendo todos os casos sintomáticos que dão entrada na rede pública de Pará de Minas. A alteração no protocolo é apenas uma garantia de que os testes estarão disponíveis para os mais necessitados.

E com relação à contraprova com o teste RT-PCR, ela informou que novos grupos serão contemplados com o exame.

A atualização do protocolo acontece em um momento de explosão de novos casos de covid-19 em Pará de Minas. 
Segundo a Secretaria de Saúde, a média mensal de atendimento na rede pública em 2021 foi de 2.444 pacientes com suspeitas de síndrome respiratória. Somente nos primeiros 25 dias de janeiro, o número de atendimento saltou para 7.853.

A pasta pede que as pessoas continuem respeitando as medidas de prevenção e procurem as unidades básicas de saúde quando apresentarem sintomas leves. Para quadros graves, a recomendação é procurar o Hospital Padre Libério.

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação e Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis