Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Endividamento da população bate recorde e assusta o mercado

Highslide JS

Este segundo semestre tem registrado recordes de endividamento e inadimplência no país. Em relação às famílias com contas a vencer, o índice bateu 78% em julho quase 1% a mais que o mês anterior e 7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. 

Quanto aos consumidores com contas ou dívidas atrasadas, o índice é de 29%, o maior patamar dos últimos 12 anos. Os dados são da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em Pará de Minas os especialistas também se mostram preocupados com a situação. Para o contador Maurício Duarte, que é membro do Conselho Municipal de Emprego e Renda de Pará de Minas, esta situação traz sérios riscos para a economia local.

Ele acredita que, além do desemprego e da redução do poder de compra da população, são os empréstimos e as renegociações que aparecem como principais causas do comprometimento da situação financeira, sobretudo das pessoas físicas. 


Por causa disso, Maurício orienta as pessoas a tomarem empréstimos com bancos ou financeiras só em último caso. E caso isso aconteça, que elas busquem todas as informações sobre o parcelamento e a taxa de juros que será aplicada.

Quanto às empresas, o contador percebe que agora, diferente do período mais crítico da pandemia, não tem sido registrado mais tantas falências. Mas o que se vê é um cenário de estagnação, impedindo o avanço dos negócios. 

Maurício orienta aos empresários que analisem com bastante critério todo e qualquer investimento que for realizado, para que o resultado seja o melhor possível, sem surpresas futuras.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis