Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Secretaria de Saúde anuncia o próximo LIRAa: período chuvoso pode interferir no resultado

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde está se preparando para o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) do ano em Pará de Minas. O trabalho será realizado na primeira semana de novembro, entre os dias 1 e 5, com o objetivo de identificar por amostragens a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e até febre amarela.

Através deste levantamento, a prefeitura terá uma variedade de informações a respeito da presença do mosquito na cidade, como por exemplo, quais as regiões com o maior número de focos e os depósitos mais utilizados pelo vetor para postura dos ovos. 

Com esses dados, o Poder Público pode estruturar um plano de ações mais efetivo, além de promover uma mobilização social para conscientizar a população acerca dos problemas identificados na sua área, a fim de que sejam adotadas medidas de prevenção das doenças transmitidas pelo vetor. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Pará de Minas registrou em 2022 somente dez casos positivos de dengue, que é a doença mais transmitida pelo mosquito. O chefe da Vigilância Ambiental, Adailton Moreira, considera o número baixo, mas diz que as chuvas ligam o sinal amarelo para toda população.

Ciente que a combinação entre chuva e sol é favorável para fortalecer a proliferação do mosquito, a Vigilância Ambiental está reforçando a atuação junto à áreas consideradas estratégicas no controle do vetor.

Quem está acompanhando o trabalho feito em Pará de Minas é Rogério Rocha, Referência Técnica da Superintendência Regional de Saúde em Arboviroses. Em conversa conosco ele destacou que, caso haja uma crescente de casos de dengue nas cidades abrangidas neste final de ano, a regional está com um plano de contingência preparado para evitar novas epidemias. 

O último LIRAa em Pará de Mina foi realizado em agosto, quando a cidade registrou 0,7%, índice considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como baixo risco. 
O morador que quiser colaborar com o trabalho dos agentes de endemias, tanto no agendamento de visitas ou para fazer denúncias, pode entrar em contato com a Vigilância em Saúde, através do 3231 7722. A denúncia pode ser feita anonimamente. 

Foto: Germano Santos Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis