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Rede municipal de ensino de Pará de Minas terá escola integral em 2024

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A rede municipal de ensino de Pará de Minas terá uma novidade a partir de 2024. Seis escolas, sendo duas da área urbana e quatro da zona rural, ofertarão o ensino em tempo integral, que deve abranger cerca de 200 alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. 

A informação foi confirmada com exclusividade ao Jornal da Manhã pela Secretaria Municipal de Educação. As instituições que irão ofertar a extensão do ensino são: Dona Cotinha (Padre Libério), Professora Amélia Guimarães (Santa Edwiges), Vicente de Paula Souza (Matinha), Vereador Bosco Mendonça (Bom Jesus do Pará), Conceição Maria Moreira (Limas) e Marechal Deodoro (Meireles).

A adesão dos alunos ao ensino em tempo integral será voluntária e manifestada no momento da matrícula nas escolas para o ano que vem. Vale lembrar que, atualmente, a rede pública está realizando o cadastramento escolar e somente a partir de 26 de dezembro é que abrirá o período de matrícula nas unidades.

Em outubro, a prefeitura publicou uma portaria regulamentando a política de educação em tempo integral na rede municipal, definindo diversos pontos de execução do tempo integral, como custeio, avaliação, comunicação às famílias, indicação das equipes educacionais, entre outros. 

Destaque para o artigo 3º, que estabelece o aumento de, no mínimo, 10% do número de vagas de educação em tempo integral para universalizar este tipo de atendimento. Isso significa que, anualmente, a rede municipal deverá aumentar o número de vagas em, pelo menos, 10% do total de alunos contemplados no ano anterior. 

Esse acréscimo é um dos desafios da Secretaria de Educação, já que poucas escolas tem espaço físico disponível para atender os alunos em tempo integral. Será necessária a adaptação das instituições para a oferta do ensino. Outro obstáculo do Município será quanto a permanência dos alunos. Conforme o Jornal da Manhã já divulgou, o ensino em tempo integral em escolas da rede estadual de Pará de Minas não retém os alunos ao longo do ano, registrando uma forte evasão.

Isso se dá pela necessidade ou vontade de muitos estudantes de trabalhar no período em que não estão na escola, especialmente para ajudar a família no orçamento da casa. Questionada sobre essa situação, a secretaria disse que aposta na formação da equipe e na execução de projetos ligados a diferentes temas: Meio Ambiente; Economia; Saúde; Cidadania e Civismo; Multiculturalismo; e Ciência e Tecnologia. Também serão realizadas oficinas esportivas e o reforço escolar.

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, o ensino em tempo integral não afetará os projetos sociais que ofertam atividades no contraturno escolar de centenas de estudantes, como Bola de Gude, Patronato e a Associação Bela Vista (Abev). 

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






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