Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Governo veta suspensão da prova de vida: quem não fizer terá o benefício cancelado

Highslide JS

Aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos porque o governo federal vetou a suspensão da prova de vida dos benefícios até 31 de dezembro de 2021. Com a decisão, quem não fizer o procedimento poderá ter o benefício cancelado.

Ao justificar a medida, o presidente esclareceu que o estado de emergência, decorrente de pandemia, não é motivo para suspensão da prova de vida e que isso poderia favorecer o pagamento de benefícios indevidamente. 

Ainda segundo o governo, a própria lei sancionada trata das alternativas para a realização da prova de vida, através da biometria por parte dos bancos, preferência máxima de atendimento para beneficiários com mais de 80 anos ou com dificuldades de locomoção e permissão para que o procedimento seja feito por representante legal ou por procurador do beneficiário, legalmente cadastrado no INSS. 

Outra opção é o atendimento domiciliar aos segurados com dificuldades de locomoção ou idosos com idade igual ou superior a 80 anos, quando for necessário. A prova de vida é obrigatória e deve ser realizada anualmente nos bancos onde o segurado recebe o pagamento ou nas agências do INSS, no mês de aniversário do titular da pensão ou da aposentadoria.

O procedimento estava suspenso desde março de 2020, no inicio da pandemia, para evitar a proliferação da doença. 

Foto Ilustrativa: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis