Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Golpe no WhatsApp: a isca agora são passagens aéreas de graça

Highslide JS

Cinco mil passagens aéreas gratuitas, exclusivas para o continente europeu e válidas para este ano. Esse é o suposto prêmio de um golpe no WhatsApp que busca induzir as vítimas a baixarem um vírus no Android. Direcionada para falantes de espanhol, a falsa oferta pode, ainda, levar os usuários a sites de serviços pagos e assiná-los em nome da vítima sem autorização.

Nesse tipo de golpe, os criminosos enviam um link para cadastro em nome da companhia usada para atrair os interessados — que, neste caso, é a Iberia. Quando a vítima clica no link, é direcionada a um site falso que tem a logos e as cores da empresa, bem como comentários falsos de supostos contemplados pela oferta.

A farsa foi revelada pela Eset. Um questionário sobre o interesse em viajar leva o usuário a um jogo em que ele deve acertar a caixa que contém o prêmio — qualquer escolha garante a vitória nessa segunda fase. Em seguida, a vítima é instruída a compartilhar a promoção com 20 contatos do WhatsApp ou cinco grupos para supostamente liberar as passagens.

Nessa etapa, há um contador regressivo para aumentar a pressão sobre o interessado no prêmio. Para a Eset, isso levou à ampla disseminação da fraude em um período curto de tempo. A última fase depende da localização do usuário. Em alguns casos, ele recebe uma mensagem de que o telefone precisa de limpeza e é levado à Google Play Store para baixar um app, o Velvet Phone Cleaner & Booster.

A ferramenta ainda está no ar e já tem mais de 10 milhões de downloads. Depois de instalada, passa a exibir anúncios à vítima mesmo fora da própria aplicação. 
Pode ser, ainda, que a fraude leve à assinatura de serviços pagos sem o consentimento do usuário. Nesse tipo de golpe, é comum que a vítima só perceba quando recebe cobranças indevidas. Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do laboratório de pesquisa da Eset, aponta que cada vez mais os criminosos conseguem distribuir esses apps na Google Play Store.

Mesmo assim, usá-la ainda é a melhor indicação para manter a segurança. Além disso, é preciso ficar atento aos softwares: procure desenvolvedores certificados e leia os comentários. A Iberia publicou aviso sobre o golpe em suas redes sociais e a página maliciosa já foi retirada do ar. Para evitar ser vítima, desconfie de mensagens com ofertas incríveis — em geral, elas são apenas iscas para roubo de dados ou contaminação por vírus. Não clique em links recebidos por e-mail ou WhatsApp, confirme supostas promoções nos canais oficiais das empresas envolvidas e não compartilhe promoções sem ter certeza.

Por: itatiaia.com.br
Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis