Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Escalada da sífilis assusta na cidade: notificações da doença subiram quase 100%

Highslide JS

Infecção Sexualmente Transmissível, a sífilis continua sendo preocupação para as autoridades de saúde em Pará de Minas. Desde 2010, quando a doença passou a ser monitorada em dados, a quantidade de casos registrados pelo sistema de saúde reforça a necessidade de maior conscientização da população para os cuidados preventivos.

Segundo balanço apresentado ao Jornal da Manhã pela Secretaria Municipal de Saúde, entre 2010 e 2019, Pará de Minas teve um aumento de 98,71% no número de notificações dos três tipos de sífilis: em gestantes, individual e congênita – quando passa para o bebê. A cidade saiu de 3 casos para 232, com uma explosão considerável nas notificações individuais, em que a infecção é transmitida através de relação sexual.

Já em 2020 e 2021 os números diminuíram, chegando a 156 e 132 casos, respectivamente. Mas isso não significa que a doença esteja perdendo força na cidade. De acordo com Maria de Lourdes Liguori, Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica, a pandemia influenciou na quantidade de diagnósticos, levando à redução dos dados.

radiosantacruzfmg.com.br · Maria De Lourdes Liguori 1

O principal desafio do sistema de saúde em controlar a doença é que a sífilis, nos estágios iniciais e que podem durar anos, não apresenta sintomas, portanto, dificilmente as pessoas procuram assistência. Diante disso, Liguori recomenda a prevenção como o melhor combate à infecção e pede que as pessoas não deixem de procurar as UBS’s em caso de exposição ao risco.

radiosantacruzfmg.com.br · Maria De Lourdes Liguori 2

Segundo apurou o Jornal da Manhã, desde o início do ano a rede pública de saúde está com problemas no fornecimento do teste rápido de sífilis à população por causa dos atrasos ou não entrega dos exames pelo Ministério da Saúde. Isso se dá por situações de logística.

No entanto, a Secretaria de Saúde garante que todo paciente que necessite realizar o exame o fará em laboratórios, garantindo o diagnóstico. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem preservativo ou da mãe para o filho durante a gestação ou parto. A infecção tem cura e o tratamento é disponibilizado gratuitamente na rede pública de saúde. 

Foto Capa: Ilustrativa/pixabay.com

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz/ Amilton Maciel 







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis