Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

O baque dos estudantes: pandemia acentua as desigualdades entre as redes pública e privada e o sonho do Enem vai ficando mais longe

Highslide JS

É visível a falta de entusiasmo dos estudantes da rede pública com os exames do Enem. O sonho de muitos em ingressar numa faculdade em 2021 provavelmente terá que ser adiado, devido aos problemas que a pandemia da Covid-19 causaram no ano letivo. Primeiro veio a interrupção das aulas presenciais e depois chegou o ensino remoto que não pode ser acompanhado por todos devido às dificuldades de acesso à tecnologia. Diretores das escolas de Ensino Médio em Pará de Minas reconhecem que foi um baque para todos.

As desigualdades entre as redes pública e privada sempre existiram, mas foram acentuadas neste ano. Por isso, a maioria dos alunos já admitiu para seus professores e familiares que vai para o Enem despreparada. Especialistas da educação concordam, reconhecendo que a pandemia acirrou algo que já é crônico no Brasil. Embora as escolas públicas tenham se esforçado, os alunos do terceiro ano foram prejudicados. Por isso os profissionais da área reconhecem como muito mais importante agora que as vagas da rede pública sejam asseguradas.

A legislação garante a reserva de 50% das matrículas aos alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Sem as cotas não haverá democratização do acesso ao ensino superior público. No caso da universidade, por exemplo, em que a competição é grande em todos os cursos, mesmo entre os cotistas aqueles que conseguem vaga são os que tiveram, por algum motivo, um atendimento melhor. Na UFMG, por exemplo, tem havido crescimento na entrada de alunos com renda familiar de um a dois salários mínimos.

Em 2014 eles correspondiam a apenas 11% e já em 2018 o índice subiu para 18%. Hoje a UFMG está mais inclusiva, em razão de um trabalho articulado e consistente que tem o objetivo de contribuir para a transformação social e para a diminuição das desigualdades. Essa situação deve ser refletida pelos alunos da rede pública. Que 2020 está sendo um ano muito difícil, todo mundo sabe. Mas não dá para desistir dos sonhos, até porque o caminho do sucesso quase sempre passa pela educação. Se não for possível passar no Enem no início de 2021, então que o exame sirva de experiência. Aí, quando o ano letivo começar o sonho será renovado para 2022. O importante é seguir em frente.

Foto: Reprodução






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis