Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Continuam os protestos populares contra os novos salários dos agentes políticos

Highslide JS

A opinião pública continua protestando contra o aumento dos agentes políticos em Pará de Minas. A nova remuneração do prefeito, vice, secretários, vereadores e dos servidores foi aprovada em reunião extraordinária, realizada na tarde da última quinta-feira.

Para o funcionalismo municipal o aumento será de 12%, considerando o índice inflacionário de 2021 e o arredondamento. Já para os agentes políticos da prefeitura o índice foi de 10,6%. Na Câmara, será de 6,9% - caso dos vereadores.

Considerando as dificuldades econômicas do país, o alto índice de desemprego e ainda a baixa renda da maioria dos trabalhadores, a remuneração da classe política salta aos olhos de qualquer um.

A redação do Jornal da Manhã recebeu ontem diversas manifestações, todas com reações contrárias à revisão da remuneração política. O entendimento das massas é que ela não deveria acontecer por agora.

Nas ruas as manifestações também aconteceram, inclusive, com depoimentos gravados pelo JM. Como todos têm o mesmo teor, diferindo apenas na forma de manifestação, a reportagem selecionou a manifestação do comerciante Fernando de Oliveira Ferreira para representar as demais:

E ainda sobre o assunto, a reportagem do JM gravou manifestação da vereadora Márcia Marzagão, em plenário, a respeito do índice de revisão proposto no projeto de lei apresentado pela Mesa Diretora da Câmara. 
O texto original justificou os 6,9% como sendo um índice capaz de gerar economia para o Legislativo.

O presidente da Casa, Niltinho do São Cristovão, também chegou a dizer que apresentou o projeto em cumprimento à exigência da lei. 
Mas a vereadora Márcia Marzagão considerou importante dar conhecimento à população que o índice proposto tinha outra justificativa.

É que se ele fosse maior, a Câmara estaria ultrapassando o teto de 40% dos subsídios dos deputados. 
Ao fazer a afirmação, ela disse que é preciso usar muita transparência com a opinião pública:

Durante a votação do projeto a vereadora apresentou uma emenda, solicitando que fosse retirado o parágrafo que tratava da revisão dos agentes políticos. Mas ela foi derrubada pelo plenário e, ao final da votação geral, o projeto foi aprovado por 16 x 0. 
Com a aprovação dos projetos de lei, cujo texto prevê que os aumentos sejam retroativos a janeiro, os novos valores serão pagos na próxima folha. 

Foto: Câmara Municipal de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis