Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Abertura do Sínodo na Diocese de Divinópolis aconteceu na Catedral Diocesana

Highslide JS

Sinodalidade na construção do Sínodo: As Igrejas Particulares do mundo todo foram convidadas pelo Papa Francisco a iniciarem no dia 17 de outubro o processo de escuta para o Sínodo dos Bispos de 2023.

Este caminho, que será vivido por toda a Igreja Católica de agora até outubro de 2023, tem como tema Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão.

Na Diocese de Divinópolis, a abertura da etapa diocesana do Sínodo aconteceu na Catedral Diocesana, na missa das 18h, com missa presidida por Dom José Carlos e presidida pelo Padre Luis Carlos Amorim. As paróquias da Diocese também celebraram a abertura do Sínodo em suas celebrações durante o domingo.

Fase diocesana

A fase diocesana será marcada pela consulta ao Povo de Deus. O objetivo é que o processo sinodal se realize na escuta da totalidade dos batizados a partir de um Documento preparatório, acompanhado por um Questionário e por um Vademecum.

Cada diocese tem um responsável pela consulta sinodal, um ponto de conexão com a Conferência Episcopal. Este acompanha a consulta na Igreja particular em todos os seus passos. Essa consulta ao Povo de Deus em cada diocese é o momento culminante para o discernimento diocesano. Cada diocese enviará suas contribuições à Conferência Episcopal, que terá uma reunião de seus pastores para ouvir o que o Espírito suscitar.

A síntese será enviada à Secretaria Geral do Sínodo. Também serão recebidas as contribuições dos dicastérios da Cúria, às Uniões dos Superiores e das Superioras Maiores, Uniões ou Federações de Vida Consagrada, Movimentos leigos internacionais, Universidades ou Faculdades de Teologia. 
Tudo isso acontecerá antes de abril de 2022. A Secretaria Geral do Sínodo redigirá o primeiro Documento de Trabalho antes de setembro de 2022.

Abertura no Vaticano

O Sínodo 2023 foi aberto oficialmente no Vaticano no final de semana dos dias 9 e 10 de outubro. Na ocasião, o Papa Francisco convidou a Igreja a viver este momento no espírito da ardente oração que Jesus dirigiu ao Pai pelos seus: “Para que todos sejam um”.

“Tenho a certeza de que o Espírito nos guiará e concederá a graça de avançarmos juntos, de nos ouvirmos mutuamente e iniciarmos um discernimento sobre o nosso tempo, tornando-nos solidários com as fadigas e os anseios da humanidade”, disse.

Texto e Fotos: Diocese de Divinópolis




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis