Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

O Lago Azul agoniza de novo e a comunidade cobra ação efetiva

Highslide JS

Depois do susto no início do ano, com o risco de rompimento de uma barragem, o Lago Azul voltou à normalidade no distrito de Carioca, mas com o registro dos velhos problemas: os aguapés.

Com a estiagem na região, o nível da represa foi caindo progressivamente, voltando a reproduzir cenas já conhecidas pelos moradores e sitiantes da região. Devido à poluição no decorrer do curso do lago, desde o Rio São João, em alguns trechos o espelho d’água deu lugar a um mar de aguapés.

Popular em décadas passadas, por ser um dos mais bonitos e movimentados pontos turísticos da região, o Lago Azul deixou de ser uma área de lazer. Mas havia a expectativa de que o acontecimento deste início de ano resultasse em ações para solucionar ou pelo menos amenizar a poluição da água.

Mas isso ainda não aconteceu e, segundo Eustáquio Lopes Correia, o popular Taco do Carioca, a comunidade está entristecida por ver que um bem ambiental desse porte tenha chegado a tal situação. Ele mesmo não tem mais esperança de ver alguma solução:

A proliferação dos aguapés no Lago Azul é um fator de grande preocupação. Segundo ambientalistas, a propagação desta planta impede que a luz do sol chegue ao fundo do lago, onde ficam as algas, responsáveis pela oxigenação da água que dá vida aos peixes.

Mesmo sem esperança de que ações possam ser feitas para mudar essa realidade, Taco do Carioca pede que as autoridades ambientais avaliem as condições da represa e das origens da poluição.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis