Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Lei da distribuição de absorventes íntimos continua no papel e sem data para beneficiar as mulheres de baixa renda

Highslide JS

A prefeitura de Pará de Minas aguarda um posicionamento do governo federal para dar continuidade à distribuição de absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

De acordo com o secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, o posicionamento é referente à Lei 14.214, que instituiu o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, que deveria ter entrado em vigor em julho do ano passado. 

A legislação prevê que as cestas básicas, entregues no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), deverão conter como item essencial o absorvente higiênico feminino. 

No entanto, Medina explicou que apesar de a lei já estar publicada ainda não há critérios sobre a chegada desses absorventes. Ninguém sabe se eles serão enviados aos municípios ou se o governo irá transferir recursos para que as prefeituras façam a aquisição de acordo com a demanda local. 

Ainda não há previsão sobre quando as informações serão repassadas ao município. O plano do governo federal prevê o atendimento de dois milhões de mulheres em todo o país. 

Desde 2021, Pará de Minas conta com uma lei municipal de finalidade semelhante. Ela prevê o fornecimento às alunas e mulheres de baixa renda que não possuem condições financeiras para adquirir os absorventes e, inclusive, às detentas da Penitenciária Pio Canedo. 

Segundo Flávio Medina, a prefeitura já realizou uma grande campanha de distribuição na cidade, mas ele não confirmou se novas ações serão realizadas somente após o recebimento das informações ou dos recursos por parte do governo federal.   

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação e Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis