Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Golpe da falsa atualização do telefone faz muitas vítimas

Highslide JS

A divulgação de alertas sobre golpes virtuais se tornou uma prática comum dos órgãos públicos. Desta vez, a Polícia Federal é quem chama atenção dos brasileiros para uma nova modalidade de golpe que está ocorrendo exclusivamente com celulares. 

A prática consiste em oferecer uma falsa atualização para o telefone da vítima. Com isso, os criminosos conseguem acesso ao gerenciamento do aparelho em tempo real, podendo fazer transferências pelos aplicativos de banco sem maiores dificuldades. 

Segundo a Polícia Federal, os golpistas abordam as vítimas por diferentes canais de comunicação, como ligações, e-mails ou mensagens de texto. Na conversa, eles fazem um alerta falso de que houve uma movimentação estranha na conta bancária da pessoa como, por exemplo, uma tentativa de invasão ou compra suspeita.

Junto ao aviso, os criminosos já apresentam a solução: eles encaminham um link pedindo que a vítima abra e prometem garantia de segurança e a resolução do problema apresentado.

No entanto, ao clicar no link fraudulento, a pessoa estará instalando no próprio aparelho um aplicativo de acesso remoto, dando ao criminoso o controle do celular em tempo real. Com isso, eles podem transferir valores, solicitar empréstimos e realizar outras transações financeiras.

De acordo com a Polícia Federal, estima-se que em todo o país mais de 40 mil pessoas já caíram nesse golpe. A orientação do órgão é que as pessoas nunca cliquem em links suspeitos e sempre entrem em contato com o seu banco através dos canais oficiais que possuem.

Foto Ilustrativa: píxabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis