Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Energia solar: mesmo a passos lentos, o setor cresce na cidade

Highslide JS

O Brasil possui grande potencial energético solar em toda sua extensão, e é justamente por isso que há um interesse cada vez maior da população em aproveitar seus telhados para a geração de energia renovável através de placas fotovoltaicas.

A adesão a esta tecnologia, que oferece energia limpa e eficiente, também está associada à economia que o sistema de captação da luz solar pode promover, tanto no ambiente doméstico quanto empresarial.  Um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado desde a criação das normas para geração de energia solar, mostra que entre 2012 e 2016 foram instalados mais de 2.600 sistemas.

Em 2017, esse número já era de 26 mil e até o ano passado, ultrapassou os 130 mil.  Entre os motivos que levaram à população a aderir a esta forma de geração de energia estão a economia na conta de luz, o retorno rápido do investimento na aquisição das placas, a vida útil e quase sem manutenção dos receptores e ainda a valorização do imóvel que utiliza a energia limpa. 

O empresário Saulo Pereira de Melo Mendes, do ramo da construção civil, conta que vários empreendimentos têm optado pelas placas fotovoltaicas por todos estes motivos que já citamos. Ele percebe que o custo benefício é tão bom que o investimento tem sido feito, inclusive, em imóveis usados, onde os proprietários, sejam nos domicílios ou mesmo em empresas, têm conseguido zerar a conta de luz. 

Apesar do avanço na adesão à energia solar, o Brasil é lento em relação ao aproveitamento de seu potencial. Em países como Estados Unidos, Alemanha, China, Itália, Japão e Espanha o uso deste tipo de equipamento já é feito em grande escala, explorando de forma eficaz todo o potencial solar destas regiões. 

Foto: Site Pixabay e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis