Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Bancos terão que ser mais transparentes nas informações referentes às dívidas

Highslide JS

Por determinação judicial, os bancos terão de informar aos clientes de forma clara e precisa a diferença entre prorrogação e renegociação de dívidas, assim como explicitar se haverá a incidência de juros e demais encargos e que a renegociação não é automática. 

A decisão é do juiz Sérgio Caldas Fernandes da 23ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, que atendeu parcialmente pedido do Instituto de Defesa Coletiva (IDC) em uma ação civil pública contra a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco do Brasil, o Bradesco, o Itaú e o Santander.

Segundo o IDC, a ação denuncia o não cumprimento das medidas divulgadas pelos bancos em relação à prorrogação do pagamento de dívidas dOS clientes durante a pandemia de covid-19.

A Febraban disse que “a renegociação e concessão de carência das dívidas foi uma medida de caráter voluntário, adotada pelos cinco maiores bancos, dando fôlego financeiro aos consumidores, micro e pequenas empresas. 

A entidade destacou também que desde o início orientou os consumidores a buscarem os canais de atendimento dos bancos para detalhamento das medidas e regras aplicáveis. 

O Banco do Brasil disse que não vai se pronunciar e o Bradesco afirmou que “o assunto está sendo conduzido pela Febraban”. Já o Itaú Unibanco disse que os clientes foram e estão sendo devidamente informados que a prorrogação das parcelas acarreta incidência da mesma taxa de juros originalmente contratada. 

E o Santander informou que ainda não foi intimado sobre a decisão, mas também esclarece que a oferta de prorrogação das parcelas de empréstimos foi informada aos clientes.

Foto: Reprodução






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis