O processo de habilitação da CNH em Minas Gerais está com uma novidade que poucos sabem. Foi reduzido o número de acertos exigidos na prova teórica do Detran e a medida que já está em vigor, beneficiando diretamente os candidatos.
A partir de agora, das 30 questões apresentadas no exame o candidato precisará acertar, no mínimo, 20 perguntas para ser aprovado. Antes, eram exigidos 21 acertos.
Essa mudança acompanha outras facilidades recentes, como a possibilidade de realização gratuita do curso teórico, por meio do aplicativo CNH do Brasil, disponibilizado pelo governo federal, ampliando assim o acesso à formação exigida para futuros condutores.
Para quem atua diretamente na preparação dos alunos, a alteração é vista como positiva e alinhada à realidade de quem busca a primeira habilitação. É o caso do empresário Marcos Vinícius de Oliveira, da Autoescola Nacional, que incentiva os candidatos a não perderem tempo:
Outra mudança importante também já foi implementada nos sistemas do Detran: a exclusão do prazo de 12 meses para vencimento da pauta. O candidato não vai perder mais o processo por tempo, já que a pauta passa a ter validade indeterminada, oferecendo mais tranquilidade para quem precisa conciliar estudos, trabalho e as etapas necessárias até a conquista da CNH.