Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Procon alerta consumidores sobre abusos que eles estão sofrendo sem se dar conta disso

Highslide JS

O Dia do Consumidor ganha espaço no calendário anual em 15 de março que, neste ano, vai cair em pleno domingo. A data foi criada para lembrar os direitos que toda pessoa tem na hora de negociar, comprar e contratar serviços.

Muitos lojistas também aproveitam a data para fazer promoções e oferecer descontos, visando o crescimento das vendas nas comemorações. Ainda faltam seis dias para a data especial, mas entidades como o Procon se antecipam a ela com vistas às campanhas de conscientização sobre as leis que regem as relações de consumo.

O Procon de Pará de Minas, por exemplo, já está divulgando informações importantes. O coordenador Bruno Souza diz que a intenção é lembrar aos consumidores os seus direitos. Mas o órgão também quer esclarecer situações nas quais eles podem estar sofrendo abusos e nem se dão conta disso.

Um caso bastante específico em Pará de Minas é a demora no atendimento na rede bancária. Segundo Bruno, existem duas leis – uma estadual e outra municipal – que determinam prazo máximo de espera na fila por 15 minutos, podendo se estender a 30 minutos em vésperas ou pós-feriados. Mas ele percebe que as pessoas se acostumaram a esperar muito mais, sem se atentar que estão sendo lesadas. 

Outra prática que começou a ser vista como normal por aqui é a exigência do número do CPF na hora das compras ou mesmo para obter algum desconto em estabelecimentos comerciais. Bruno faz um alerta quanto a essa prática: 

A falta de informações com relação a produtos e formas de pagamento também é um problema. Segundo Bruno, o consumidor tem direito de saber bem o que está comprando e como será feita a cobrança, entre outras situações. Ele, inclusive, chama atenção dos consumidores para buscarem ajuda do Procon sempre que necessário: 

O Procon de Pará de Minas funciona na rua Alferes Esteves, nº 95, no centro da cidade. Outras informações pelos telefones 3231 9292 ou 3231 9226.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis