Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Médico paraminense que mora em Manaus fala da experiência de lutar contra um inimigo tão feroz como o novo vírus

Highslide JS

As autoridades de saúde seguem orientando a população sobre a importância do isolamento social e das ações preventivas em relação à Covid-19 a fim de evitar que o sistema de saúde entre em colapso.

Em algumas regiões do país a situação já é gravíssima, caso do estado do Amazonas. E foi lá que o Jornal da Manhã encontrou o médico infectologista Antônio Magela Tavares, da Fundação de Medicina Tropical de Manaus.

Antônio Magela nasceu em São José da Varginha e viveu boa parte da infância em Pará de Minas. Mudou-se para o Amazonas em 1982 e lá trabalhou na construção civil, antes de cursar faculdade de Medicina na Universidade Federal.Depois serviu à Marinha e em seguida ingressou na Fundação de Medicina Tropical, onde trabalha há 25 anos.

Com toda essa experiência, o médico tem condições de fazer uma boa análise da situação emergencial pela qual passa o Amazonas. O estado tem mais de dois milhões de habitantes só na capital, que possui um imenso polo industrial e forte fluxo de viagens internacionais.

Mas, segundo Dr. Antônio Magela, nem mesmo a boa estrutura de saúde e os protocolos de atendimento adotados desde o início da pandemia foram suficientes para que o hospital de referência desse conta dos atendimentos oriundos da pandemia:

O médico também lembra que o clima amazônico é muito diferente do resto do país, e isso tem contribuído para o aumento dos casos de doenças respiratórias nesse período.

Há poucos dias o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, declarou que em pouco tempo 80% da população do estado será contaminada pelo novo coronavírus. A informação deixou muita gente preocupada. Avaliando esse pronunciamento, Doutor Antônio Magela diz que ele deve ser visto pelo lado positivo, pois significará um novo estágio da pandemia:

E agora com a pandemia muito avançada em grande parte do país, as orientações sobre a prevenção seguem as mesmas, mas precisam ser observadas com mais rigor. O médico destaca a lavação das mãos como um dos cuidados mais importantes:

Para os amigos e familiares aqui da região de Pará de Minas o médico deixa um forte abraço e o alerta para que todos busquem informações sérias e certas para evitar o pânico.

O Amazonas já contabiliza quase 1.300 casos confirmados da Covid-19 e 71 mortes em decorrência do novo coronavírus. 

Foto: Reprodução G1/Amazonas







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis