Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cenário da desolação: Praça da Matriz vira ponto de drogas e ocupação dos moradores de rua

Highslide JS

O aumento do número de pessoas vivendo em situação de rua em Pará de Minas chama atenção de quem passa pela região central da cidade.

A maior parte dos andarilhos se concentra na praça Padre José Pereira Coelho, onde uma série de problemas estão acontecendo desde então. 

Segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Polícia Militar abordou cinco pessoas em situação de rua naquele espaço público na última semana. 

Das cinco, três são de Pará de Minas e duas de Goiânia. A PM encontrou drogas com dois moradores, que acabaram presos. O Jornal da Manhã também recebeu denúncias de que mendigos estariam fazendo necessidades fisiológicas e consumindo drogas na praça.

Nós ouvimos dois homens, que preferiram não ter seus nomes revelados. 

Eles sugerem que as autoridades municipais busquem soluções, criando oportunidade de trabalho para os moradores, assim como uma ajuda para deixarem o vício e se reintegrarem à sociedade de forma sadia.

E é justamente isso o que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social tem feito, conforme revelou o secretário Flávio Medina. Contudo, boa parte das pessoas em situação de rua não quer sair dessa condição.

Segundo Medina, a pasta mantém em funcionamento o Centro Pop para acolhimento dos moradores, ajuda na criação de currículos e também no encaminhamento para vagas de emprego ou casas de recuperação, entre outras medidas. Mas, diante da recusa do cidadão, o município não pode forçar a mudança de vida.

Na tentativa de minimizar o problema, a secretaria criou a campanha “Ajude, Mostrando o Caminho”, com orientação aos comerciantes sobre como eles podem contribuir para reduzir a população de rua e dar dignidade para quem quer mudar de vida.

Além de não dar esmola, o secretário também enfatizou a necessidade de as pessoas denunciarem qualquer ação criminosa dos moradores de rua.´

Não há um levantamento oficial apontando a quantidade de pessoas vivendo em situação de rua em Pará de Minas, já que o número pode variar a cada dia. No entanto, o Centro Pop tem registrado uma média de 40 atendimentos diários dessa população. O serviço fica localizado na praça Galba Veloso, nº 145, no centro da cidade, próximo à antiga Policlínica.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz e Germano Santos






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis