Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Nome de hospital de Divinópolis é usado em novo golpe de estelionato

Highslide JS

Uma situação que vem chamando atenção das autoridades de segurança em toda a região é relativa às investidas de golpistas em situações delicadas, quando as pessoas, em nome da saúde de um amigo ou parente, acabam entregando dinheiro sem perceber que está sendo enganada por um criminoso.

O caso mais recente foi comunicado pelo Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis. A entidade, inclusive divulgou uma nota para alertar aos familiares de pacientes e à comunidade em geral da situação.

Segundo a direção do hospital, uma tentativa de golpe foi descoberta após a denúncia de um acompanhante. Ele teria recebido uma mensagem enviada por um homem, que se identificava como médico. 

Ele explicava ao acompanhante que o paciente, internado no São João de Deus, teria apresentado alterações em alguns exames e que seria necessário administrar medicação que não estava disponível na entidade, e que precisava ser comprada de forma particular. 

Apesar do pedido de compra, o acompanhante suspeitou da mensagem e, felizmente, não depositou nenhum valor na conta do golpista. A atitude da vítima foi acertada, já que sua decisão imediata foi de levar o caso ao conhecimento da unidade. 

A partir desta informação, o Complexo de Saúde São João de Deus esclareceu que não realiza nenhum tipo de ligação ou envio de mensagens para familiares de pacientes internados solicitando dinheiro. 

A instituição também orientou aos familiares e acompanhantes de pacientes internados que, caso recebam mensagens com esta finalidade, que desconsiderem, acionem imediatamente o coordenador do setor de internação e também à Policia Militar para que um Boletim de Ocorrência seja registrado. 

E falando em golpe, outra área bastante visada pelos golpistas é a internet, seja através de sites de compras, falsificação de sites de bancos ou serviços públicos e mensagens enviadas por aplicativos com links suspeitos.

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian revelou que os adultos entre 36 e 50 anos de idade são as vítimas preferidas dos golpistas, sofrendo 36% das fraudes registradas. Em seguida aprecem os mais jovens, entre 26 e 35 anos, com 27,5% dos golpes. 

Segundo a Serasa, os brasileiros sofreram mais de 300 mil tentativas de fraudes somente no último mês de julho. Entre os principais casos aparecem movimentações suspeitas de documentos, aberturas de contas e emissão de novos cartões de banco.

Especialistas reforçam o alerta sobre os cuidados para não se tornar mais uma vítima deste tipo de crime: nunca clicar em links desconhecidos em mensagens de celular ou e-mails, ficar sempre atento à autenticidade de sites de compras online e jamais repassar para desconhecidos informações pessoais como números de documentos, contas ou senhas.

Foto: CSSJD/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis