Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sem as notificações impressas do Detran maioria dos motoristas se esquece de renovar a CNH e as multas disparam

Highslide JS

Cresceu o número de condutores de veículos que ao receberem ordem de parada nas ruas, durante as blitz da Polícia Militar, estão recebendo multas por circularem com a CNH vencida. Como as batidas policiais ficaram mais frequentes, nos últimos meses, esse tipo de flagrante se tornou comum. E a maioria dos motoristas se mostra surpresa ao constatar que realmente o documento está vencido.

O esquecimento é comum nesses casos, já que a renovação da CNH não é exigida com intervalos curtos. Além disso, muitos desavisados ainda não se deram conta de que o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), deixou de enviar correspondências para os domicílios, comunicando a data de vencimento do documento.

Essa prática foi adotada até 2019, com o objetivo de reduzir o número de condutores que se esquecia de renovar a habilitação dentro do prazo legal. Desde então, o titular da CNH só tem duas alternativas: marcar em uma agenda a data de vencimento dela ou baixar o aplicativo do Detran, que faz esse alerta.

No entanto, como a maioria não adota essas práticas os problemas vão surgindo no trânsito do dia a dia. O motorista Sebastião Gomes é um exemplo. Ele levou um susto ao ser informado pelo policial que estava com a CNH vencida:

Já o Wellington Oliveira só percebeu que a carteira estava vencida quando precisou utilizar um veículo da empresa em que trabalha e o documento teve que ser analisado. 
Ele e muitos outros lamentam a ausência do comunicado impresso, argumentando que a habilitação é um documento que dificilmente é consultado pelos motoristas.

Já as mulheres têm a característica de guardar as datas ou de se organizar melhor para que elas sejam lembradas no momento certo. O JM ouviu Laís e Iara Silva:

O Detran-MG confirmou ao Jornal da Manhã que há quatro anos deixou de fazer as notificações impressas, que chegavam pelos Correios. Atualmente, o o comunicado só chega para quem baixou o aplicativo MG app. 
O alerta sobre o prazo para a renovação do documento é enviado com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

No aplicativo também é possível acessar outros serviços relacionados com veículos e condutores, como a pontuação do condutor, solicitação de 2ª via da CNH, consultar a situação do veículo e emitir o extrato de multas. O MG app é o aplicativo oficial do Governo do Estado de Minas Gerais, criado para oferecer acesso aos principais serviços prestados pelos órgãos e entidades da administração pública mineira.

Foto Ilustrativa: Rafael Cesar/Rádio Stilo FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis