Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vereadora Irene Melo Franco manifesta preocupação com o futuro da educação na rede pública

Highslide JS

A perspectiva de novos cortes nas universidades federais tem preocupado muito os estudantes e a associação nacional que representa os dirigentes destas instituições, a Andifes.

Segundo a entidade, o Ministério da Educação já acumula um bloqueio de quase R$3 bilhões neste ano, sendo a pasta mais atingida pelos congelamentos.

A Andifes já fez um levantamento junto às universidades federais e constatou que se o bloqueio não for revertido, elas não poderão mais fazer nenhum tipo de compra ou contratação.

Uma das universidades que mais sofrem os reflexos dos cortes de verbas do MEC é a UFMG, que está com três obras paradas desde 2016 por falta de recursos para bancar as manutenções.

Nos últimos três anos, ela perdeu 80% do seu orçamento, que vinha justamente com a classificação de ‘capital de investimento’. Além disso, a UFMG já contabiliza um déficit de 1.200 servidores e enfrenta problemas em outras situações que exigem investimentos.

A realidade da Federal de Minas é a mesma de outras universidades públicas e foi assunto na reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas, abordado pela vereadora Irene Melo Franco. Membro da Comissão de Educação do Legislativo, Irene teme o agravamento da situação:

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior está se mobilizando na tentativa de evitar os cortes anunciados pelo governo para 2023.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis