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Aumento de vendas e preferência por lembrancinhas: Ascipam está otimista para semana véspera do Natal

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O comércio de Pará de Minas iniciou ontem uma nova etapa na programação especial de Natal. As lojas, que até então funcionavam de 9h às 20h, fecharam as portas às 22h, dando oportunidade para que mais pessoas pudessem ir as ruas para garantir o presente de Natal. 

O novo horário de funcionamento vai vigorar até quinta-feira, dia 23, retornando ao expediente normal - de 9h às 18h - no dia 24, sexta-feira. Por ser a melhor data para vendas no comércio, a expectativa dos lojistas é conseguir bons resultados e fechar o ano com um balanço positivo, superando os vários desafios impostos pela pandemia, especialmente no primeiro semestre.

A esperança dos empresários está baseada no comportamento típico do brasileiro de deixar as compras para os últimos instantes e, principalmente, com a liberação da segunda parcela do 13° salário dos trabalhadores, tanto da iniciativa privada quanto os servidores públicos. A data final para pagamento foi ontem.

A Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) espera um crescimento de até 20% na comparação com o Natal de 2020. Segundo o presidente Milton Guimarães, o movimento nas ruas já é um sinal positivo de que as vendas devem ser melhores em 2021.

Apesar da confiança em boas vendas, Milton Guimarães admite que o Natal deste ano será marcado mais pelas lembrancinhas do que por presentes de valor agregado maior.

Os lojistas esperam que as previsões de aumento de vendas da Ascipam se concretizem. Alguns, inclusive, projetam até um resultado melhor, caso de Milton de Melo, empresário da loja Shopping 10. 
Ele acredita em um aumento de até 30%, impulsionado pela liberação do 13° salário.

Em nível nacional, as projeções de vendas também são boas. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), além da liberação do 13°, a melhora do cenário epidemiológico também deve ajudar o comércio nesta temporada, e a expectativa é que 77% dos consumidores presenteiem este ano, retornando ao patamar de consumo pré-pandemia. 
A previsão é que mais de 123 milhões de pessoas devem ir às compras de presentes de Natal, com potencial para injetar aproximadamente R$ 68 bilhões na economia. 

Em levantamento realizado pela CNDL em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Offer Wise Pesquisas, mostra que, em média, os consumidores pretendem comprar presentes para algum familiar ou amigo no Natal e o ticket médio de cada presente será de R$ 122,78. 
O estudo mostra, ainda, que a metade daqueles que vão comprar presentes deseja gastar até R$ 150,00 por presente.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




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