Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pedidos de cortes de árvores ainda são constantes em Pará de Minas

Highslide JS

Queimadas, calor intenso e o triste cenário de mais árvores derrubadas na cidade. Muitas pessoas parecem não se preocupar com a degradação da natureza e nem mesmo com a ausência, cada vez mais sentida, do frescor da sombra de uma árvore.

Folhas caídas nas calçadas, raízes em crescimento e até mesmo a questão estética estão entre as justificativas para que proprietários de imóveis solicitem a retirada de uma árvore que demorou tantos anos para crescer.

A cena de árvores cortadas, cerradas e até queimadas, assusta a população de Pará de Minas, sobretudo nesse período em que a reação da natureza à degradação ao redor do planeta tem sido tão evidenciada pelas temperaturas acima da média histórica. 

Mas, infelizmente, o comportamento das pessoas está longe de mudar como o JM teve a oportunidade de confirmar com Fernanda Barbosa, assessora da Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

É que o número de pedidos para novos cortes de árvores na cidade continua alto e eles apresentam as mesmas justificativas:

Sobre o processo de autorização para os cortes, Fernanda explica que ele é baseado em análise técnica, individualmente. Além disso, todas as etapas do procedimento são observadas à risca, assim com a documentação exigida. 

Estas regras são válidas para árvores que estão no perímetro urbano, tanto nos quintais de casa como nos passeios. A diferença está na responsabilidade pelo corte. 
Quando a árvore está em via pública o procedimento é feito pelos servidores da Prefeitura. Já no caso das que estão em propriedade privada, ou seja, dentro de casa, são os próprios donos do imóvel que devem fazer o corte. 

Fernanda também lembra que sempre que um corte é autorizado, surge a obrigatoriedade da compensação ambiental através do reflorestamento. Ela inclusive aconselha às pessoas que a cada árvore cortada sejam plantadas outras cinco. 

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis