Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Casos de miopia infantil aumentaram em 134%: especialistas apontam as causas

Highslide JS

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e notebooks pode ser a principal causa para o aumento dos casos de miopia entre crianças e adolescentes até 19 anos

A doença já é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia, e está diretamente ligada ao confinamento que ocorreu nos últimos dois anos por causa da pandemia de covid-19. 

Com mais tempo dentro de casa, o uso dos equipamentos eletrônicos aumentou significativamente, refletindo na saúde dos olhos. 

Um estudo realizado em São Paulo revelou que este aumento foi de 134% entre os anos de 2019 e 2022. O percentual é parecido em outras capitais do país e o problema começa a ser percebido também no interior.

Em Pará de Minas a procura pelos consultórios de oftalmologistas e também pelas óticas, onde são comercializados os óculos, aumentou significativamente. Quem confirma isso é a empresária Kátia Cristina Henriques, sócia-proprietária da Ótica do Roberto. 

Kátia percebe que os óculos para correção da visão infantil, pelo menos em sua maioria, têm sido com graus menores, o que aponta para problemas percebidos a tempo, sem danos mais severos.

E é por causa disso que ela reforça a importância de se procurar um profissional de saúde sempre que as crianças ou adolescentes relatarem algum desconforto com a visão. 

Entre os sintomas mais comuns que indicam algum problema no sistema ocular estão: lacrimejamento em excesso, secreções, vermelhidão, coceira, inflamação, dores de cabeça e alta sensibilidade à luz.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis