Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Funcionalismo público organiza protesto contra o Regime de Recuperação Fiscal: servidores não querem pagar a conta do governo

Highslide JS

Servidores públicos estaduais vão paralisar suas atividades no próximo dia 7 de novembro em protesto ao plano do governo de Minas Gerais de aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). 

A ação está sendo articulada pela Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos de Minas Gerais, composta por 22 sindicatos e pela Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT Minas). 

A intenção das entidades é que, além de atos em Belo Horizonte, os servidores possam se mobilizar também nas cidades do interior.

Os servidores não querem a adesão do Estado ao RRF, alegando que isso implicaria em congelamento de salário do funcionalismo e a suspensão de concurso público por nove anos. Outro receio é a limitação de investimentos em serviços essenciais, como saúde, por exemplo. 

Na última semana, ao apresentar o Plano de Recuperação Fiscal aos deputados estaduais, o governo de Minas disse que a adesão ao regime não afetará a correção dos salários e nem a realização de novos concursos.

Apesar desse posicionamento, o texto da lei criada em 2016 e atualizada em 2021, diz que, durante a vigência do regime o governo não pode conceder aumento, reajuste ou adequação da remuneração de membros dos Poderes ou de órgãos, servidores e empregados públicos e militares, exceto nos casos provenientes de sentença judicial transitada em julgada. 

Nesta situação, a recomposição salarial fica limitada à inflação. Com relação aos concursos, a lei veda a contratação de pessoal e a criação de cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa. A exceção são os casos de reposição de cargos de chefia e assessoramento ou de contratações temporárias. 

Mas não é apenas o Regime de Recuperação Fiscal que incomoda aos servidores. As entidades que estão organizando o protesto do dia 7 também são contra a proposta de privatização de empresas estatais, como Cemig e Copasa.

Foto: Reprodução Sind-Ute/MG - Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis