Pacientes de Pará de Minas que utilizam o IPSEMG para atendimento médico fora da cidade não contarão mais com o transporte público oferecido pelo município. A mudança ocorre após determinação da Secretaria de Estado de Saúde, que proibiu o uso de veículos do transporte eletivo para os aqueles que não são atendidos exclusivamente pelo SUS.
Segundo o Governo de Minas, o transporte para Tratamento Fora do Domicílio é regulamentado por normas federais e estaduais, que não permitem o deslocamento de pacientes de convênios, serviços particulares ou do IPSEMG.
Essa medida dificulta a locomoção de quem não tem transporte particular, prejudicando principalmente os pacientes em tratamento contínuo, que antes utilizavam o transporte municipal para consultas, exames e procedimentos fora de Pará de Minas.
A partir de agora, essas pessoas terão de arcar com os custos do deslocamento ou buscar alternativas para não interromper o acompanhamento médico. Diante do comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde informou que manterá o transporte apenas dos pacientes do SUS que se enquadram nos critérios legais e pactuados.
Foto Ilustrativa: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM