Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cancro cítrico: IMA alerta produtores de citros sobre praga típica do verão

Highslide JS

Produtores de citros da região de Pará de Minas devem reforçar os cuidados neste verão para não ter prejuízos com a produção. 

A estação mais quente do ano traz consigo um perigo chamado “cancro cítrico”, uma praga de fácil e rápida disseminação, que resulta na queda prematura dos frutos e da restrição do comércio para áreas livres da doença.

Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o cancro cítrico se propaga através de vento, chuva, equipamentos agrícolas contaminados e até mesmo por insetos. O aparecimento é sinalizado por pequenas pústulas amarelas na parte inferior das folhas. Em estágio mais avançado ocorre a contaminação dos ramos, que em alguns dias secam e morrem.

Leonardo do Carmo, engenheiro agrônomo e chefe da Gerência de Defesa Sanitária Vegetal do IMA, explica que o instituto intensificou as ações de prevenção e combate à praga, como o aumento do número de fiscalizações em áreas de produção.

A preocupação do IMA é com a facilidade e rapidez com que o cancro cítrico se propaga. Por isso, segundo o engenheiro agrônomo, os técnicos do instituto, quando visitam uma propriedade em que a produção está contaminada pela praga, ou mesmo com suspeita, têm de fazer toda a desinfecção de suas roupas e veículos antes de visitarem outra propriedade.

Outro ponto de alerta do IMA é que, atualmente, 88% da produção mineira de citros são de propriedades com menos de 10 hectares, ou seja, pequenos produtores. Daí a importância de divulgar as informações sobre a doença e as formas de prevenção, como destacou Leonardo do Carmo.

No trabalho de prevenção e combate, o IMA conta com a ajuda do produtor. Qualquer suspeita da doença deve ser notificada ao órgão, pois quanto mais cedo a praga for descoberta, maiores as chances de salvar a produção. 
Em Pará de Minas, o IMA está localizado nas dependências do Parque de Exposições. O telefone para contato é o 37/ 3236-3623.

Foto: IMA/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis