Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Número de ciclistas dobra, mas a cidade não oferece estrutura para eles

Highslide JS

O número de adeptos do ciclismo em Pará de Minas não para de crescer, tanto para o lazer como para atividade física ou transporte preferencial do dia a dia. Acontece que as mudanças no trânsito não seguiram o avanço da popularidade das bicicletas.

E não foi por falta de ativismo político que o trânsito não acompanhou esta tendência. O vice-presidente da Associação dos Ciclistas de Pará de Minas, (Asciclis), Jairo Mendes Ferreira, lembra que por muitos anos a entidade se esforçou para conseguir obras de acessibilidade voltadas para a segurança dos ciclistas. 

Mas os resultados não apareceram e muitos membros da associação perderam a esperança de ver a instalação de ciclovias ou ciclofaixas. Essas benfeitorias até chegaram a aparecer nos planos de governo dos candidatos à prefeito mas, ao longo dos anos, foram esquecidos:



O vice-presidente da Asciclis entende que o problema não é um privilégio de Pará de Minas, já que o desinteresse das autoridades pela valorização do ciclismo é nacional. 

Ele cita a Lei de Mobilidade Urbana, promulgada em 2012, que deveria ser direcionada à acessibilidade de forma geral, mas privilegia o tráfego de veículos motorizados. 

Isso é um sinal muito claro de que a sociedade brasileira ainda não tem uma consciência coletiva sobre o valor do transporte saudável e ecológico. 



Segundo Jairo, a esperança agora está nas próximas gerações de ciclistas. A expectativa dele é que os jovens tomem consciência de sua responsabilidade política e social, e insistam nesse sonho.



Enquanto as novas políticas de segurança e acessibilidade não são implementadas, Jairo orienta os ciclistas a se proteger utilizando os equipamentos de segurança, sinalizadores e redobrando a atenção ao circular pelas vias públicas. 

Fotos: Santa Cruz FM/ Germano Santos e Amilton Maciel






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis