Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Nova fase do Minas Consciente libera atividades econômicas, mas adia discussões sobre a volta às aulas

Highslide JS

O Governo de Minas promoveu mudanças no Minas Consciente, visando a retomada segura das atividades econômicas sem o comprometimento da saúde dos mineiros. Nesta terceira fase do programa foi autorizado o funcionamento de serviços não essenciais em todas as três fases: vermelha, amarela e verde.

O que vai diferir uma onda da outra serão os protocolos de segurança. Na vermelha, os critérios são mais rigorosos. A expectativa é que com o novo protocolo 79 mil empresas possam funcionar pela primeira vez desde o início da pandemia.

O Governo de Minas ressalta, no entanto, que apesar da liberação de todas as atividades, as mudanças vão resultar em maior restrição à circulação de pessoas.

O procurador jurídico de Pará de Minas, Hernando Fernandes da Silva, considerou acertada a decisão do governo mineiro, salientando que ela concilia a retomada da economia com a proteção da vida.Hernando citou alguns exemplos das mudanças anunciadas:

Quanto ao retorno das aulas presenciais, a terceira fase do Minas Consciente não trouxe informações. Segundo Hernando, as avaliações farão parte de outro momento:

Pará de Minas migrou para a onda amarela na macrorregião e a expectativa agora é saber a classificação do município dentro da microrregião. Somente a partir desta informação é que o decreto municipal será ajustado para se enquadrar às novas normas. E o Governo de Minas também decidiu não conceder ponto facultativo nos dias de carnaval. Com isso, os servidores estaduais não terão recesso nem folga.

A medida tem como objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomerações e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus. A decisão de não conceder ponto facultativo no carnaval também está sendo adotada por várias prefeituras mineiras. Pará de Minas foi uma das primeiras a tomar a decisão.

E pelo visto teremos efeito cascata já que a Associação Mineira de Municípios (AMM) divulgou comunicado orientando os gestores públicos municipais a não decretarem ponto facultativo no carnaval que, neste ano, vai cair entre os dias 13 e 16 de fevereiro. Por aqui o comércio também deverá funcionar normalmente. Está sendo costurado um acordo entre a Ascipam, CDL e o Sindicato dos Comerciários.

Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis