Diversos agricultores familiares participaram de uma capacitação para o cultivo de espécies frutíferas em Para de Minas. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e faz parte do programa Quintais Produtivos.
Os participantes tiveram aulas práticas sobre as melhores formas de plantio, de enriquecimento da terra sem a utilização de agroquímicos e assistência no plantio das árvores na residência dos inscritos.
Também houve a distribuição do Kit Pomar, composto por mudas frutíferas. O projeto foi justificado pelo secretário Kenede Reis com a missão de fomentar a agricultura no meio urbano e nas próprias comunidades rurais:
A engenheira agrônoma Mahayana Ferreira dos Santos explicou que o objetivo do projeto é proporcionar a diversidade das árvores frutíferas nas propriedades:
Entre os participantes da capacitação, Joana D’arc Altivo comentou a experiência, dizendo que seu objetivo é renovar o pomar que tem no sítio:
Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os espaços dedicados à agroecologia, que são mantidos pela Secretaria de Meio Ambiente caso da composteira, d abelhódromo, do viveiro de mudas, e também do Jardim Sensorial.
As ações do projeto “Quintais Produtivos” são divulgadas pela pasta nas redes sociais e as inscrições, feitas pela plataforma Sympla, têm número limitado para facilitar o acompanhamento dos trabalhos.
Fotos: Assessoria de Comunicação @prefeituraparademinas