Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Programa de Controle do Tabagismo vai voltar a funcionar na cidade

Highslide JS

Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco, que foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os sérios riscos relacionados ao tabagismo. Mais de três décadas depois dessa iniciativa, o cenário ainda é alarmante. Segundo projeção feita pelo IPC Maps, até o final do ano os brasileiros gastarão cerca de R$23 bilhões com produtos derivados ou relacionados ao tabaco.

Neste cálculo, são levadas em conta as despesas com cigarros, charutos, fumo para cachimbo, fumo para cigarros e outros artigos para fumantes, como fósforos, isqueiros etc. E a luta de Pará de Minas para diminuir o número de fumantes vai recomeçar. Profissionais que fazem parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo confirmam a reativação das ações no município.

Na próxima semana as equipes responsáveis pelo programa passarão por um curso de qualificação. O passo seguinte será a abertura de inscrições nas UBS’s para pessoas interessadas em abandonar o hábito de fumar. Cada grupo será composto de 15 a 20 participantes que, no primeiro mês, terão encontros semanais. Depois, as reuniões serão quinzenais e mensais, com acompanhamento durante um ano.

Os resultados obtidos nas experiências anteriores foram muito bons, com índice expressivo de pessoas que abandonaram o vício – mais de 50%. O programa foi suspenso durante a pandemia porque os encontros virtuais não surtiram efeito. E ele voltará em junho com duas frentes – o acompanhamento das pessoas que desejam abandonar o cigarro e a fase de prevenção, através de palestras na rede escolar.

Fotos Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis