Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Arte vinculada ao teatro ajuda no combate à criminalidade em Pará de Minas

Highslide JS

Os índices de criminalidade no Brasil infelizmente ainda atingem patamares preocupantes. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, somente no primeiro semestre deste ano, 25.712 pessoas foram assassinadas, ou seja, em média a cada 10 minutos uma pessoa é assassinada no país.

Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), em 2019 mais de 773 mil pessoas estavam presas nas unidades prisionais do país. Em 2008 o número era de 446 mil. Mesmo com esses índices altos, o que muitos brasileiros ainda não sabem é que a Cultura pode ser uma ferramenta muito importante no combate à violência urbana.

Isto porque, o teatro, o cinema, a literatura, o circo, a música, a dança, o grafite, entre outros, são meios que podem resgatar os jovens da delinquência ou mesmo evitar que eles ingressem neste mundo da criminalidade. Em Pará de Minas, o ator e professor Rony Morais é um verdadeiro exemplo que prova que o teatro pode impedir que jovens entrem para a criminalidade.

Há cerca de 20 anos, ele trabalha com o Projeto Teatro na Educação vinculados à cultura em bairros periféricos. Através de seu trabalho, Rony Morais criou dois núcleos teatrais muito importantes em Pará de Minas, o Grupo de Teatro Tatu Bola e Grupo Colibri, que chegaram a conquistar, inclusive, prêmios nacionais. O ator explica a importância que o teatro tem na vida de seus alunos na periferia do município. 

Rony Morais ressalta o impacto que a arte tem na vida de seus alunos e na prevenção à criminalidade em Pará de Minas. 

Segundo especialistas em Criminologia Forense, além do incentivo para que crianças e adolescentes ingressem no mundo das artes, a prática de alguma modalidade esportiva também é um grande aliado na prevenção à criminalidade. 

Foto; Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis