Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

INSS alerta: donas de casa estão pagando a contribuição facultativa sem atender os critérios

Highslide JS

Donas de casa de baixa renda estão enfrentando problemas com a contribuição facultativa ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por falta de informação, tem gente pagando a contribuição mesmo sem atender os critérios exigidos pelo órgão.

O pagamento facultativo é exclusivo para a dona de casa de baixa renda, que se dedica exclusivamente ao trabalho doméstico em sua residência e sem renda própria. O benefício também se estende aos homens que se encontram na mesma situação. Neste plano, o cidadão paga a alíquota de 5% do salário mínimo.

As contribuições válidas sobre os 5% podem ser utilizadas para os seguintes benefícios: aposentadoria por idade; aposentadoria por invalidez; auxílio-doença; auxílio-reclusão e e salário maternidade. 

A regra não é nova mas, nos últimos meses, a agência de Pará de Minas passou a atender uma demanda significativa de mulheres que estavam pagando a contribuição facultativa sem atender a alguns dos critérios exigidos. A informação chegou ao Jornal da Manhã pelo gerente da repartição, Gabriel Leite:

O gerente da agência do INSS reforçou quais são os critérios exigidos para quem quiser contribuir de maneira facultativa.

A dona de casa que não preencher esses requisitos, mas quiser contribuir como facultativa para receber uma aposentadoria no futuro, pode utilizar o plano simplificado.

Nesse caso, a contribuição será de 11% sobre o valor do salário mínimo. Tanto pelo plano baixa renda, quanto pelo plano simplificado, a dona de casa que cumprir os requisitos poderá se aposentar por idade e receber o valor de um salário mínimo vigente.

Qualquer dúvida, o cidadão pode procurar o atendimento presencial no INSS em Pará de Minas, localizado na rua Benedito Valadares, nº 266, no centro da cidade. Há, também, a opção de acessar as informações pelo site meu.inss.gov.br ou pela central 135.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis