Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Descartado o caso suspeito da varíola dos macacos em Pará de Minas

Highslide JS

A população de Pará de Minas ficou assustada no fim de semana diante da informação vinda pela Secretaria Estadual de Saúde de que a cidade estaria com um caso suspeito da varíola dos macacos.

A informação foi divulgada por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

Segundo a pasta, o suspeito não tem histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior. Dentre os contatos próximos, ainda não há nenhum caso sintomático. 

Mas a boa notícia é que o caso está descartado, segundo anunciou a Prefeitura de Pará de Minas hoje cedo. O secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, deu as primeiras informações ao Jornal da Manhã:

O governo de Minas informou que vai divulgar uma nota de orientação aos municípios sobre a identificação dos casos registrados no Estado, assim como para a coleta de amostras para análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). 
Até o momento, o Brasil registra 14 casos confirmados, sendo dez em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Onze são importados, com histórico de viagem para Europa, e três são autóctones.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Depois do período de incubação (tempo entre a infecção e o início dos sintomas), o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas observados em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração.

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo. O diferencial indicativo é o desenvolvimento de lesões na cavidade oral e na pele. Elas começam a se manifestar primeiro na face e vão se disseminando para o tronco, tórax, palma da mão, sola dos pés.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis