Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Consumidor de baixa renda tira o sabonete do banho: corte também atingiu o shampoo e o condicionador

Highslide JS

Não é à toa que a rede supermercadista de Pará de Minas, assim como as várias lojas especializadas em produtos de higiene pessoal, tem reclamado da queda nas vendas nesses últimos meses.

É que o endividamento das famílias, que nunca esteve tão alto como agora,  passou a comprometer também os hábitos de higiene pessoal. Até os banhos foram afetados, confirmando a falta de dinheiro no bolso do trabalhador na maior parte do tempo.

O comportamento dos consumidores de nossa cidade acompanha as mudanças de hábitos no país. Sufocados pela alta dos produtos, eles têm diminuído até mesmo a compra de sabonetes.

Segundo levantamento, um em cada cinco brasileiros passou a tomar banho sem sabonete. O shampoo também passou a ser usado em menor quantidade e para render mais, os consumidores têm diluído o produto com água. Com o condicionador é a mesma coisa. 

Produtos das marcas mais caras têm baixa venda, mesmo sendo de qualidade elevada, e por isso passaram a ocupar espaço bem reduzido nas prateleiras. A estratégia dos supermercados e lojas do segmento tem sido a de oferecer alternativas e com isso os mais baratos se tornaram os preferidos.

Mas a dificuldade de acesso aos produtos de higiene não se deve apenas à baixa renda. É que eles têm subido muito de preço. Somente no primeiro semestre, o sabonete registrou alta de 42%, enquanto no shampoo e no condicionador a alta beirou os 50%.

Lojistas se mostram escandalizados com as altas e ainda lamentam a elevadíssima tributação sobre essas e outras linhas que, por fazerem parte da higiene pessoal, deveriam ter preços mais em conta.

Economistas também avaliam a situação desta forma, confirmando que na medida em que o orçamento doméstico aperta, os consumidores passam a considerar esses produtos como supérfluos, já que entre comer e comprar shampoo ou sabonete, eles ficam com a primeira opção.E a situação não deve mudar em curto prazo, já que o país está com crescimento baixo desde 2014, que é um período muito prolongado.

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis