Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Museu Histórico abre exposição sobre a gripe espanhola em Pará de Minas há mais de 100 anos – doença matou mais que o coronavírus

Highslide JS

Mais de cem anos depois e Pará de Minas revive o drama causado por um vírus devastador. Tudo que estamos passando hoje foi vivido por nossos antecessores no início do século XX com a gripe espanhola, doença de intensidade e mortalidade ainda maior.

Como já se passou muito tempo, dificilmente vamos encontrar alguém que tenha testemunhado de forma consciente aquela época, mas a história está marcada em páginas do Jornal Pará de Minas, um dos primeiros periódicos do município e que foi base para a nova exposição do Museu Histórico de Pará de Minas (Muspam).

Intitulada “Em tempos de Covid-19, a Gripe Espanhola (Influenza) em Pará de Minas”, a mostra virtual faz uma comparação dos efeitos da gripe espanhola com a pandemia de coronavírus que estamos enfrentando em 2020. O trabalho de pesquisa foi feito pela gerente Ana Maria Campos.

A exposição é constituída por textos escritos por ela e fotos de notícias publicadas em diferentes edições do jornal no ano de 1918, além de arquivos datados de anos anteriores. Um verdadeiro tesouro histórico, mostrando que a nossa população viveu um drama ainda pior numa época de pouco acesso a informação e muita precariedade no sistema de saúde.

Durante a apuração dos fatos, algo que chamou atenção de Ana Campos foram as coincidências das épocas. Já em 1918, o jornal tratava das medidas de prevenção para evitar a disseminação da gripe espanhola, como a higienização das mãos e o distanciamento social. 

Segundo os registros da exposição, a gripe espanhola matou em Pará de Minas 1.625 pessoas, sendo que o auge da doença aconteceu justamente em 1918, quando 246 pessoas faleceram.  Além da facilidade de transmissão do vírus, outra dificuldade da época era a estrutura de saúde e o baixo estoque de medicamentos:

Conforme já divulgado pelo Jornal da Manhã, as edições do Jornal Pará de Minas foram doadas ao museu pela família de Silvestre Pereira Coelho, o Vete. São exemplares raros que contém diversas notícias da cidade. Ana Campos faz questão de agradecer os familiares pela doação,reiterando o convite para que outras pessoas procurem o museu encaminhando registros que valorizem a história do município.

A exposição “Em tempos de Covid-19, a Gripe Espanhola (Influenza) em Pará de Minas” está disponível em nossos sites. Basta acessar radiosantacruzfmg.com.br ou radiostilo.com, e clicar no link desta matéria.



Gripe Espanhola  em Pará de Minas 






Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis