Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prefeitura garante que não houve aplicação de Astrazeneca vencida em Pará de Minas

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde tranquiliza a população de Pará de Minas a respeito das vacinas anti-covid que estão sendo aplicadas no município, já há alguns meses. 

O secretário Wagner Magesty nega a aplicação de vacina vencida na população local. A declaração dele foi dada ao Jornal da Manhã horas depois de estourar no país a notícia de que quase 26 mil doses da Astrazeneca teriam sido aplicadas fora do prazo de validade.

Segundo a informação, o fato teria ocorrido em mais de 1.500 cidades do país, entre elas Pará de Minas. Consta no relatório que seis pessoas daqui teriam recebido imunizante vencido na UBS Nossa Senhora da Piedade, que funciona na Praça Galba Veloso, na antiga Policlínica.

Acompanhado de sua equipe Wagner Magesty passou horas avaliando o sistema e o mesmo procedimento foi adotado por todas as secretarias de saúde das cidades que apareceram na lista.

A constatação geral foi de que houve falha no registro da data de aplicação no sistema do Plano Nacional de Imunização. No caso de Pará de Minas, todas as seis pessoas vacinadas com o lote em questão tiveram seus cartões conferidos com a data de validade e de aplicação do imunizante.

Magesty nos traz mais informações:

A repercussão do assunto no país provocou declarações de vários especialistas da área. A professora de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Geordana dos Reis, disse que a validade da Astrazeneca é de seis meses em condições de manutenção e refrigeração adequados. 

As outras vacinas contra a covid-19 têm um prazo de três a seis meses. Sem ser contra o novo coronavírus, as vacinas de outras doenças têm prazo de até 3 anos. Já o médico infectologista Carlos Starling informou que todos os insumos farmacêuticos têm um período chamado de margem de segurança após a data de validade para ser utilizado. 

“Claro, que é importantíssimo que todos sejam utilizados dentro do período de validade. Entretanto, há certa liberalidade para estender esse período  de acordo com cada produto que tiver que ser utilizado. Isso vale para medicamentos e vacinas”, concluiu. Já o Governo de Minas informou, por meio de nota, que as vacinas recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas e entregues aos municípios mineiros dentro do prazo e com prazo de administração anterior à data de vencimento. 

A Secretaria de Estadual de Saúde afirma faz um rigoroso protocolo de conferência de todos os imunizantes antes de enviar para as 28 Unidades Regionais de Saúde. Ainda segundo a nota, Minas recebeu 3 dos 8 lotes citados como de vacinas aplicadas fora do prazo de validade e a Secretaria de Saúde está em contato com os municípios para conferir se as aplicações foram realizadas fora do prazo, além de orientar as medidas que serão tomadas a partir do resultado desta análise.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis