Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Divulgado o resultado da consulta popular das novas obras de compensação da Vale em Pará de Minas

Highslide JS

Divulgado o resultado dos projetos prioritários na Consulta Popular para Povos e Comunidades Tradicionais da Bacia do Paraopeba, que foram prejudicados com a poluição do rio em virtude do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019.

Esta é a segunda fase da Consulta Popular.  O procedimento foi realizado de forma presencial, com o apoio das Assessorias Técnicas Independentes, diretamente com as comunidades de 16 municípios atingidos, entre eles Pará de Minas, Pequi, Florestal, Juatuba e Papagaios. 

Por aqui, as áreas afetadas foram Córrego do Barro, Muquém e os chacreamentos localizados na bacia do Paraopeba. Ao todo, foram selecionados 10 projetos, abrangendo temas como infraestrutura urbana e rural; agricultura, pecuária e abastecimento; água, saneamento básico e resíduos sólidos; assistência social, esportes e segurança pública; e turismo, cultura e patrimônio.

Entre os projetos estão o asfaltamento da estrada de acesso a Córrego do Barro, instalação de energia fotovoltaica, ampliação do programa Olho Vivo e construção de tanques para criação de peixes para fins comerciais e consumo. 

A partir de agora, as instituições de Justiça que estão envolvidos no processo, como Ministério Público Estadual, irão analisar os resultados e definir o projeto ou a ação a ser executada em cada município.

Em seguida, a proposta será levada à comunidade para aprovação. Caso seja rejeitada, os argumentos serão apresentados às instituições que indicarão outro projeto. Aquele que for aprovado passará por um processo de detalhamento para, posteriormente, ser executado pela Vale.

A previsão é que as obras sejam feitas somente no ano que vem, mas ainda sem mês estimado. As famílias interessadas podem buscar outras informações junto ao Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas Por Barragens (NACAB). Em Pará de Minas, o serviço funciona na avenida Minas Gerais, 413, no bairro São José. O telefone para contato é o (31) 3885 1794.

Resultado da consulta popular das novas obras de compensação da Vale em Pará de Minas 







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis