Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Chegou a hora de imunizar o rebanho contra a febre aftosa

Highslide JS

Começa amanhã a primeira etapa anual da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Minas Gerais. Ao longo do mês de maio, produtores deverão imunizar bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. 

A expectativa de imunização no Estado é de cerca de 10 milhões de animais, sendo mais de 60 mil nas cidades assistidas pelo escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Pará de Minas.

O objetivo da campanha é preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com o agronegócio mineiro.

Segundo o responsável pela unidade do IMA no município, Lucas Silva Jardim, os produtores já estão sendo orientados para que a ação transcorra com efetividade.

Com relação à falta de estoque de vacinas, problema que afetou a campanha no ano passado, Lucas disse que a situação não deve se repetir em 2022, já que as revendas estão bem abastecidas.
A vacinação dos animais deve ser feita até 31 de maio. Depois o produtor necessita comprovar a imunização do rebanho, usando o formato eletrônico de declaração disponível no portal do IMA, no site ima.mg.gov.br ou, caso tenha cadastro, acessando o Portal de Serviços do Produtor. 

Outra opção será o envio da declaração para o e-mail da unidade de Pará de Minas, no endereço parademinas@ima.mg.gov.br. A declaração deve ser feita até 10 de junho. O pecuarista que não vacinar os animais estará sujeito a multa de R$ 119,25 por cabeça. Já aqueles que não comprovarem a aplicação da vacina poderão ser multados em R$ 23,85 por animal. 

Para este ano foi alterada a estratégia de imunização contra a febre aftosa, com a inversão das etapas da campanha. Na primeira fase serão vacinados bovinos e bubalinos de zero a 24 meses e na segunda, realizada em novembro, animais de todas as idades.

Essas duas etapas, inclusive, podem ser as últimas em Minas Gerais. Para o ano que vem está prevista a retirada da vacinação contra a febre aftosa, conforme avanço do programa de retirada da vacinação, análise e determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis