Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Crescimento dos casos de dengue impõe mais disciplina na prevenção

Highslide JS

Com mais de 140 municípios em alerta de dengue e 288 mil casos da doença confirmados em Minas Gerais, de acordo com números da Secretaria de Estado de Saúde, o estado vive um período de atenção. As informações constam do terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que acaba de ser divulgado. O levantamento avaliou a situação em 798 dos 853 municípios mineiros. 

Seis cidades, inclusive, apresentam índice igual ou maior que 4 – ou seja, risco alto – apontando para a necessidade de a população reforçar as medidas preventivas, uma vez que a maior parte dos focos está dentro das residências. Em Pará de Minas, o trabalho realizado pelas equipes de combate a endemias vem surtindo efeito.

A cada ano as famílias se mostram mais conscientes e interessadas em dedicar algum tempo à limpeza dos quintais e eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti. 
Mas se dentro de casa o cuidado aumentou, do lado de fora a preocupação só cresce. Além da sujeira em lotes vagos, onde muitas vezes os proprietários demoram para providenciar a limpeza, existem as poças d’água nas ruas, provocadas pela ação dos próprios moradores.

É o que vem acontecendo no bairro Santos Dumont, mais precisamente na rua Vereador José de Almeida Mendonça. A moradora Nelci Gomes da Silva diz que o quadro é preocupante. 

Dona Nelci pede que as autoridades sanitárias fiscalizem esta situação que também está presente em outros bairros, a fim de que Pará de Minas não entre para o grupo das cidades com alto risco de dengue. 
Vale lembrar que neste ano 181 mineiros morreram pela doença entre janeiro e novembro e outras 76 mortes ainda estão em investigação. 

Sobre os números do LIRAa em Pará de Minas, a Vigilância em Saúde do município informou que segue finalizando os dados, que serão encaminhados à Regional de Saúde em Divinópolis. Com isso, a divulgação só deve acontecer na próxima semana.

Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas e Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis