Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Forças de segurança garantem união em Pará de Minas em defesa da segurança nas escolas

Highslide JS

Autoridades municipais, assim como representantes do setor educacional, se reuniram na manhã de ontem para tratar da segurança nas escolas de Pará de Minas. Foi uma reunião de duas horas, mas a imprensa não teve acesso ao local e também não conseguiu gravar com os participantes na saída, uma vez que eles fizeram acordo no sentido de não se pronunciar.

Somente no final da tarde foi que a prefeitura divulgou uma nota, assegurando a união das forças de segurança que atuam no município com as escolas, visando prevenir e reduzir casos de violência.

Segundo a nota, “permanentemente diversas medidas são desenvolvidas no âmbito escolar para a prevenção e o combate à violência nas unidades estaduais, municipais e particulares de ensino de Pará de Minas, de acordo com suas missões institucionais e atribuições legais”.

E diante do registro de casos de violência em alguns municípios brasileiros, essas ações têm sido intensificadas e complementadas por iniciativas que visam tornar o ambiente escolar ainda mais seguro. A Polícia Militar mantém o trabalho preventivo, reforçando a Patrulha Escolar, com rondas no entorno de escolas, pronta para priorizar o atendimento a quaisquer ocorrências que possam indicar ameaças à integridade física de estudantes e da comunidade escolar em geral. 

A promoção do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em escolas das redes municipal, estadual e privada de Pará de Minas é uma das ações da PM que promovem a valorização da vida, o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e segura. 

Ligações telefônicas para o número 190 devem ser feitas pra casos de emergência. Há também o 181, número do Disque Denúncia Unificado (DDU), que  tem a função de captar denúncias não emergenciais, ou seja, para casos que demandem levantamentos e investigações, seja pela Polícia Militar ou pela Polícia Civil. 

Da mesma forma, a Delegacia Regional de Polícia Civil está atenta ao cumprimento da missão de atuar em relação à investigação criminal de quaisquer indícios de atos de violência nas escolas. O setor de Inteligência da Polícia Civil está preparado para a identificação de suspeitos de ameaças, delitos, agressões e casos de violência nas escolas, inclusive por meio da Divisão Especializada de Investigação a Crimes Cibernéticos, para investigações daqueles crimes cometidos com a utilização da internet. 

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Educação, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional, também reforçou as medidas de segurança na rede municipal de ensino, em núcleos de projetos sociais e em seus órgãos que promovem a educação artística e a formação cultural na cidade. 

A nota diz ainda que câmeras de videomonitoramento e concertinas tornam mais seguras as unidades de ensino coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação. Nos centros municipais de educação infantil, já há algum tempo, são adotadas carteiras de identificação conforme modelo do Sistema para Administração e Controle Escolar (Sislame). Somente a quem portar este documento de identificação, os profissionais das creches e centros municipais de educação infantil liberam a saída das crianças, ao fim do período em que estão matriculadas. 

Além disso, a entrada de pessoas que interfonam para as unidades escolares é permitida só apenas após a comprovação de suas identidades, no portão, por funcionário responsável por essa atribuição. A formatação de cartilha, com orientações a todos os educadores e trabalhadores da área da educação, incluindo os motoristas que atuam no transporte escolar, já está em andamento. 

Outra ação da Prefeitura que contribui para a segurança, não apenas no âmbito escolar, mas também em todo o Município, é o Sistema Olho Vivo, cuja expansão deve ocorrer em breve, com a instalação de 22 novas câmeras, em pontos sensíveis de segurança, tanto na zona urbana quanto em distritos, totalizando 67 câmeras. O avanço da implantação da Guarda Civil Municipal também deve ser considerado, inclusive, com destaque para o início do estágio operacional dos aspirantes que contempla, dentro de suas diversas missões, a patrulha escolar.

Por sua vez, a Superintendência Regional de Ensino, responsável pela implantação da política educacional do Estado e pela orientação das comunidades escolares na elaboração, acompanhamento e avaliação dos planos e programas educacionais, mantém-se vigilante em relação à segurança na rede estadual de ensino. 

Por meio do Programa de Convivência Democrática e da atuação dos Núcleos de Acolhimento Educacional, são desenvolvidas atividades que visam a promoção da paz no ambiente escolar. Os gestores escolares são continuamente orientados    sobre intervenções e encaminhamentos de situações de violência e violação de direitos nas escolas. 

A Câmara Municipal tem debatido formas de ampliar a segurança nas escolas. Por meio da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o Legislativo municipal acompanha a segurança nas instituições de ensino, especialmente durante as visitas realizadas a elas, para fiscalização do cumprimento das disposições legais da política pública de ensino. 

Além disso, tramita na casa projeto de lei que institui o programa Escola Protegida, apresentado pelo vereador Gustavo Duarte, com o objetivo de prevenir atentados violentos nas dependências das escolas e creches. Pelo projeto, alunos, professores e funcionários de estabelecimentos de ensino deverão ser treinados e capacitados a fim de identificar, de forma antecipada, possíveis ameaças e ataques contra escolas e creches. 

Para preservar o bem-estar da população, evitando situações que possam gerar pânico e restrições desnecessárias à liberdade de ir e vir das pessoas, recomenda-se cuidado com as informações recebidas, verificando se a origem delas é confiável e não compartilhando e disseminando as chamadas fake news.

Foto- Prefeitura Municipal de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis