Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pará de Minas nunca teve tantas crianças infectadas pela covid como agora

Highslide JS

Farmácias e laboratórios que estão fazendo testes de covid-19 em Pará de Minas são unânimes em reconhecer que nunca houve procura tão grande pelos exames. Nem mesmo no auge da pandemia, a demanda chegou a atingir os índices atuais.

O crescente número de casos se deve às aglomerações de fim de ano, às viagens de férias, ao relaxamento das medidas de prevenção e, principalmente, à facilidade de transmissão da variante ômicron.

Mas outro fato tem chamado atenção e despertado preocupação nos profissionais da saúde. É que Pará de Minas nunca viu tantas crianças infectadas pelo vírus como agora.

O alerta vem do farmacêutico Cliford Rezende que diariamente tem testado várias crianças, a pedido dos pais. O número de resultados positivos é muito grande. Só ontem, a farmácia dele confirmou a infecção em dez crianças. Além disso, a positividade nos adultos também cresceu bastante:

Quanto aos preços considerados abusivos Cliford informou que, pela falta de insumos no mercado, os testes estão escassos. E quando aparecem disponíveis, são oferecidos com reajustes altos. 
Em dezembro, os testes rápidos custavam R$120,00 e agora já passam de R$150,00:

E enquanto isso, a vacinação das crianças contra a covid-19 continua sendo um assunto que divide opiniões, embora uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tenha mostrado que a maioria dos pais ou responsáveis está consciente sobre a importância da imunização e proteção contra o vírus.

O estudo indicou que mais de 80% pretendem vacinar os filhos. Chamada de VacinaKids, a pesquisa investiga os motivos da hesitação vacinal e aplicou um questionário online aos participantes. Segundo as respostas apresentadas, a hesitação é maior na faixa etária de 0 a 4 anos, que ainda não foi contemplada pela vacinação. 

Entre os pais dessas crianças, o percentual que não pretende vacinar foi de 16,4%. Já a hesitação vacinal menor foi registrada entre os pais de crianças de 5 a 11 anos, com 12,8%. A pesquisa ainda analisou que os principais motivos associados à hesitação foram medo de reações adversas e supostos efeitos de longo prazo. 

E o novo boletim do coronavírus em Pará de Minas confirma a escalada do vírus no município. Setenta e nove casos foram confirmados ontem. Também subiu para 432 o número de pessoas que está em monitoramento domiciliar. Outras sete estão internadas. A taxa de ocupação da UTI covid no Hospital Nossa Senhora da Conceição subiu para 45%, enquanto que na ala clínica voltou a ser de 70%.

Um óbito está em investigação. O paciente tinha 69 anos e ficou hospitalizado por três dias. 
Ainda sobre o coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde informou a implantação da unidade sentinela na UBS do bairro São Pedro. Com isso, de segunda à sexta-feira, pessoas com sintomas de síndromes respiratórias poderão procurar a unidade no horário de 16h as 20h. 

O mesmo acontece na UBS Nossa Senhora da Piedade (antiga Policlínica), AME e UBS Walter Martins. Na Policlínica, o atendimento especial para esses pacientes também é oferecido aos sábados e domingos, das 8h às 17h.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis